SÉRIE: AMEAÇAS À UM DATA CENTER


Quando paramos para pensar quais são as principais razões para downtime nos Data Centers, temos que levar em consideração as estatísticas e os principais acontecimentos dos últimos tempos. Apagão energético, erros, acidentes, catástrofes ou até mesmo sabotagem, essas são algumas das principais ameaças que rondam os ambientes de TI.

Alguns data centers possuem grandes áreas de suporte, mas ainda assim o tempo de inatividade é uma ocorrência recorrente. Em um ano um data center de médio a grande porte podem ficar paralisados por horas.

Nos últimos tempos temos visto aplicativos e serviços baseados em nuvem apresentarem problemas que muitas vezes levam horas para serem restabelecidos, mostrando que mesmo nos maiores data centers o risco é grande.

Mas se isso acontece mesmo nos grandes data centers que possuem redundância de energia e dados e uma política de segurança da informação, como os pequenos e médios data centers podem mitigar seus riscos de inatividade?


O que causa o tempo de inatividade do data center?

Alguns estudos apontam os principais motivos para downtime em data centers, que incluem:

1. Falha humana e gerenciamento deficiente da capacidade de infraestrutura

2. Seleção de local de data center abaixo do padrão e mitigação de risco

3. Má manutenção e estratégia de ciclo de vida

4. Falta de Politica de Segurança da Informação


Como começar a resolver?

Em primeiro lugar, os provedores de serviços devem procurar combater a principal causa do tempo de inatividade: erro humano. Uma das maneiras mais eficazes de fazer isso é com processos operacionais documentados que estabelecem todos os procedimentos de gestão da infraestrutura do Data Center, investir em treinamento e sistemas de gerenciamento.

Depois de iniciar a implementação dos processos operacionais, deve-se reavaliar as instalações do data center, ou seja a atual situação dos sistemas de energia, eficiência dos sistemas de climatização, rede de cabeamento e não menos importante como está a proteção do Data Center contra ameaças físicas.


NO PRÓXIMO POST: Políticas de Segurança da Informação.


#merkantti #datacenter #salacofre

145 visualizações

EMPRESA

INFORMAÇÕES

NORMAS TÉCNICAS

SOLUÇÕES

SERVIÇOS

NOTICIAS

PRESS RELEASE

© merkant ti

ATENDIMENTO 

SP/DF/PE 

E-MAIL

CONTATO

+55 (11) 3230 7800