top of page

Conheça os procedimentos ideais para ter bons resultados com Retrofit de Data Center


Investir em infraestrutura de TI requer um grande planejamento para manter a saúde financeira e a sustentabilidade do negócio. Afinal, a instabilidade econômica afeta, de forma significativa, grande parte das corporações. A consequência disso é a necessidade de estudos consistentes para apostar no Retrofit de Data Center.

Além disso, é válido constatar se atualizar o ambiente tecnológico vai proporcionar o retorno esperado do investimento. Em tempos de transformação digital, as companhias devem acompanhar os avanços do segmento de Tecnologia da Informação para serem competitivas.

Neste artigo, vamos abordar pontos relevantes para a sua empresa atingir um melhor desempenho com a reforma do Data Center. Confira!


Saiba o que é o Retrofit de Data Center

Consiste no processo de atualização do ambiente, em que é feita a remodelação da infraestrutura, com foco em expandir a segurança e a eficiência.

Essa ação é feita com o Data Center em funcionamento, para que os trabalhos e os serviços disponibilizados não sejam afetados significativamente. Trata-se de um procedimento que exige uma análise precisa da demanda empresarial e agilidade na execução.

Isso porque uma falha nesse processo pode causar uma indisponibilidade prolongada nos serviços, o que é muito ruim em termos financeiros e de imagem.


Tenha uma visão clara do que realmente deve ser executado

O Retrofit de Data Center se caracteriza pela substituição de equipamentos antigos por novos. Além disso, pode haver a alteração de topologia de design que não estão mais adequadas às necessidades institucionais.

Dependendo do caso, é possível ainda ser feita uma ampla reforma arquitetônica da edificação. Essa atividade normalmente é realizada quando há um grande interesse em aumentar o espaço físico disponível para a instalação dos equipamentos.

Vale reforçar que todas essas ações são efetivadas, levando em consideração a necessidade de manter o processamento de dados. Em outras palavras, é como se estivesse consertando um avião em pleno voo.

Em razão disso, os gestores de TI devem ter uma visão muito ampla do que deve ser feito durante a reforma. Com esse cuidado, as possibilidades de paralisação dos serviços são bem menores.


Aposte no mapeamento do ambiente

De que maneira os ativos estão organizados no data center? Quais são os cuidados necessários para evitar problemas relacionados com a parte elétrica? Para obter as respostas, é imprescindível um mapeamento eficiente da infraestrutura de TI.

A partir dessa iniciativa, ficam menos complexos os trabalhos de Retrofit de Data Center. Isso porque haverá um detalhamento preciso dos equipamentos utilizados no ambiente.

Essa informação permite fazer a reforma em etapas mais bem organizadas. Assim, fica viável fazer mudanças na posição dos cabos, substituir os racks, inserir ou trocar nobreaks, sem causar prejuízos na disponibilidade dos serviços.


Avalie a capacidade de investimento e crescimento do negócio

Não há dúvidas de que o consumo de dados vai crescer de forma exponencial nos próximos anos. Esse é um ponto que não pode ser desprezado em hipótese alguma.

Somado a isso, é recomendado ainda avaliar o potencial de crescimento em médio e longo prazo. A partir de uma análise precisa do cenário, uma empresa verifica, de forma mais assertiva, se vale a pena investir no Retrofit de Data Center ou aplicar recursos financeiros em um Data Center novo.


Se você tem dúvidas sobre a atualização de Data Center ou sobre a construçao de um Data Center Modular, entre em contato conosco agora mesmo! Nossa equipe vai te ajudar a encontrar os melhores caminhos para otimizar a infraestrutura de TI.

54 visualizações0 comentário
bottom of page