top of page

Entenda por que é importante apostar em segurança física de informação


O investimento em soluções tecnológicas (equipamentos e softwares) para manter os dados seguros deixou de ser um diferencial e passou a ser uma obrigação no mundo corporativo. Por outro lado, as empresas não podem se esquecer da segurança física de informação.

Esse é um item cada vez mais valorizado, porque o cuidado com os ativos influencia não apenas na questão financeira, mas também na credibilidade de uma organização. Um acesso indevido, com certeza, é uma falha grave e que deve ser evitada ao máximo.

Neste artigo, vamos detalhar procedimentos vitais para manter um Data Center mais seguro contra ações de terceiros. Confira!


Adote regras claras de entrada nos ambientes

Pode parecer óbvio, mas é essencial que o Data Center tenha a presença somente de pessoas autorizadas. Nesse caso, o indicado é fazer um cadastro dos funcionários efetivos ou terceirizados que podem entrar em uma Sala Cofre ou Sala Segura para fazer os serviços de manutenção.

Outro ponto importante abrange a entrada de equipamentos em um Data Center, por exemplo. Nesse caso, o recomendado é ter um controle dos itens que serão inseridos e dos responsáveis pela instalação.

Caso haja a presença de visitantes em um Data Center. é muito importante informá-los dos cuidados necessários com os ativos de TI. O ideal é restringir, ao máximo, a presença de terceiros que não atuem diretamente com os serviços do ambiente.


Tenha foco no monitoramento

A segurança física de informação também envolve um bom monitoramento do Data Center. Para isso ser devidamente efetivado, é imprescindível utilizar câmeras que permitem acompanhar a movimentação de pessoas e de equipamentos no local e nas proximidades.

Essa ação colabora, por exemplo, para o acionamento do sistema de alarme e da equipe de segurança contratada para impedir que terceiros entrem sem nenhuma autorização.

Quanto mais eficientes forem os trabalhos de monitoramento, menores são os riscos de um Data Center ser invadido e de ter os equipamentos danificados. Por isso, um acompanhamento constante é vital para a continuidade dos serviços com excelência.


Avalie periodicamente as políticas de segurança

Por mais que os procedimentos adotados para garantir a segurança física de informação apresentem ótimos resultados, uma análise dos pontos a serem aprimorados é uma iniciativa bastante válida.

Afinal, o aperfeiçoamento de medidas preventivas é uma ação que colabora para manter a infraestrutura de TI mais protegida contra práticas indevidas de terceiros.

A partir de uma análise dos mecanismos de segurança, é possível verificar, por exemplo, se vale a pena investir em novos sistemas e em mão de obra para minimizar os riscos de os equipamentos serem afetados, por exemplo.


Esteja ciente dos benefícios da segurança física de informação

Para manter a Sala Segura ou o Container Data Center intactos, é indispensável que haja investimento em soluções tecnológicas e em pessoas. Todo o cuidado é necessário para manter o ambiente devidamente protegido.

Com uma segurança física de informação de alto nível, uma empresa mostra que atua com seriedade, o que é muito importante para conquistar a confiança do público-alvo.

Além disso, minimiza os riscos de prejuízos com a eventual manutenção de ativos danificados por terceiros. Não há dúvidas de que minimizar prejuízos financeiros é um bom caminho para fortalecer a imagem e a sustentabilidade empresarial.

Se deseja elevar o nível da sua infraestrutura de TI, entre em contato conosco agora mesmo e conhça as soluções de Sala Cofre, Sala Segura, Container Data Center e Mini Data Center, desenvolvidos na Alemanha pela DC Products GmbH.

Nosso time está disposto a te apresentar as melhores soluções.

107 visualizações0 comentário
bottom of page