top of page

Manutenção de Data Center: procedimento vital para uma ótima performance



Manutenção de Data Center: procedimento vital para uma ótima performance

É inquestionável que as empresas necessitam de dados e de sistemas para prestar um atendimento de alto nível e alcançar resultados notáveis. Esse cenário mostra como é fundamental adotar um plano de manutenção de Data Center.

O cuidado com a infraestrutura de TI é peça-chave para manter a disponibilidade dos recursos empregados para conquistar os clientes. Caso esse aspecto não seja devidamente priorizado, os riscos de pane e de prejuízos financeiros são consideráveis.

Neste artigo, vamos abordar as modalidades de manutenção e os benefícios de adotar procedimentos preventivos para minimizar os riscos de interrupções imprevistas. Leia com atenção!


Aposte na manutenção preventiva de Data Center

É o procedimento mais adequado para que não haja paralisações nos serviços de uma Sala Cofre, por exemplo. Nesse caso, são feitas inspeções agendadas e periódicas para verificar problemas que possam afetar o rendimento no futuro.

Também é uma ação valiosa para corrigir falhas, antes que elas afetem o andamento dos trabalhos de uma companhia. Outro aspecto importante é adotar protocolos de manutenção preventiva que devem incluir ações como:

Ajustes ou substituições de peças;

Medições térmicas com equipamentos de alta precisão;

Reposição de peças com defeito ou desgastadas;

Testes de funcionamento dos dispositivos.

A recomendação é fazer um histórico dos problemas apontados na manutenção de Data Center. Dessa forma, a equipe tem uma visão mais clara do que é imprescindível acompanhar para prevenir falhas.


Fique atento com a manutenção preditiva

É utilizada quando os equipamentos estão muito próximos de terem problemas mais sérios e de apresentarem reduções significativas de eficiência. Essa modalidade de manutenção é executada quando o dispositivo está em funcionamento, causando poucos impactos no andamento dos serviços.

Vale ressaltar que um container Data Center, por exemplo, pode passar por uma manutenção preventiva. Contudo, é importante ter um protocolo de procedimentos para que os trabalhos de correção sejam feitos dentro ou acima das expectativas.

Nesse tipo de manutenção, é preciso envolver a avaliação da qualidade do ar, a análise ou troca de óleo lubrificante e de outros itens dos geradores e as avaliações ultrassônica e de vibração.

Também é indicado que sejam feitas inspeções termográficas com infravermelho em painéis elétricos e a análise de bancos de baterias dos UPS. Essas atividades contribuem para minimizar as possibilidades de paralisações imprevistas.


Valorize a manutenção corretiva

É feita para consertar defeitos em equipamentos de forma emergencial, dependendo do caso. Quando não há um trabalho preventivo, a ação corretiva é feita de forma não programada. Nesse caso, os reparos podem interferir no funcionamento do Data Center.

O ideal é que essa manutenção seja feita de forma planejada, para que o ambiente continue em operação. Sem dúvida, é uma tarefa que exige bastante planejamento e bom senso, pois a paralisação de um Data Center pode gerar impactos financeiros consideráveis dependendo do tempo e do momento das interrupções.

Entenda a importância da manutenção de Data Center

Os trabalhos preventivos para minimizar paralisações colaboraram para uma organização manter um elevado nível de disponibilidade dos serviços. Esse fator ganhou ainda mais relevância com a transformação digital, em que os consumidores apostam mais nos recursos eletrônicos para adquirir produtos ou serviços.

A manutenção de Data Center também é um procedimento valioso para minimizar as probabilidades de paralisações prolongadas que, em alguns casos, geram prejuízos financeiros e de imagens quase irreversíveis.

Se deseja conhecer melhor os tipos de Data Centers disponíveis no mercado, acesse o nosso site agora mesmo. Nossa equipe está à disposição para tirar todas as suas dúvidas e te ajudar a investir com qualidade em infraestrutura de TI.



110 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page