top of page

Saiba por que investir em Edge Data Center vale a pena



Garantir um acesso mais rápido e seguro às informações é uma das principais metas das empresas na conjuntura atual. Esse é um dos fatores que contribuem para um maior foco na adoção do Edge Data Center.

Afinal, uma maior agilidade no acesso aos dados é imprescindível para as organizações terem possibilidades de tomar decisões mais assertivas em curto prazo. Inegavelmente, esse é um aspecto que deve ser levado em consideração em virtude de influenciar na performance corporativa e na sustentabilidade empresarial.

Neste artigo, vamos destacar itens ligados à edge computing com o objetivo de mostrar a você os benefícios dessa tecnologia. Confira!


Entenda o que é Edge Data Center

Consistem em centro de dados de porte menor que ficam próximos dos usuários finais. Em razão disso, são denominados também de “Data Centers de Borda”. Além de hospedar dados, são responsáveis por manter a disponibilidade de aplicativos e de outros sistemas importantes.

Como não precisa direcionar o tráfego para um Data Center situado em outro local, o Edge Data Center é capaz de reduzir a distância entre emissores e receptores, fazendo com que as informações cheguem aos usuários de maneira muito veloz.

Dessa forma, torna-se viável melhorar a experiência dos clientes com a redução da latência – período que vai da solicitação ao acesso a um serviço digital. Quanto mais ágil e simples for utilizar sistemas e dados corporativos, maiores são as chances de fazer entregas que estejam dentro ou acima das expectativas do público-alvo.


Saiba quais principais são as características de um Edge Data Center

Por apresentar instalações compactas e reduzidas, ele pode ser considerado um Mini Data Center. Além disso, fica próximo das áreas que precisam de acesso aos dados e sistemas. Outro ponto importante é contar com subsistemas de um ambiente de missão crítica.

Esse aspecto faz com que apresente diversos recursos como a climatização através de ar-condicionado de precisão, mecanismos de proteção contra incêndios, parte elétrica com no-breaks e geradores.

As redes de cabeamento estruturado de alta performance e o uso do DCIM como sistema de gestão são outros elementos que favorecem a adoção plena da Edge Computing por uma empresa.


Analise os motivos para instalar um Data Center Edge

A transformação digital tem forçado as corporações a investir em alternativas para promover a melhoria contínua dos serviços. Essa tendência tem feito muitas empresas a aperfeiçoar a infraestrutura de TI.

Afinal, é necessário acessar rapidamente diversos recursos, como a Internet das Coisas (IOT), o Big Data e os serviços de streaming. O Data Center Edge também favorece a evolução da automação industrial e do fortalecimento de novas tecnologias, como a realidade aumentada (RA) e a realidade virtual (RV).

O acesso mais rápido às informações permite aprimorar o monitoramento remoto, a realização de cirurgias à distância e o controle do tráfego urbano, por exemplo. Esses benefícios favorecem o crescimento do Edge Computing em diversas regiões do mundo.

Também vale ressaltar que o Gartner prevê que, até 2025, 75% dos dados terão a origem e o processamento realizados na borda. Essa mudança mostra a necessidade de investimentos mais estratégicos em infraestrutura de TI.

Se você pretende investir em Data Center de forma inteligente, acesse o nosso site agora mesmo. Temos muitas alternativas interessantes para o seu negócio!


85 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page