top of page

Eficiência energética para Data Center é fundamental para o seu negócio


A redução do consumo de energia é um dos principais desafios na gestão da infraestrutura de TI. Em razão disso, é muito importante que sejam adotados procedimentos que priorizem a eficiência energética para Data Center.

Além da redução de gastos financeiros para manter o funcionamento, a busca por um desempenho energético mais expressivo contribui para a preservação do meio ambiente. Como as empresas cada vez mais conectadas com a sustentabilidade, o uso racional dos recursos de Tecnologia da Informação é um passo valioso na adoção dos princípios de ESG – Environmental (Meio ambiente), Social e Governance (Governança).

Neste artigo, vamos mostrar ações relevantes que proporcionam a um Data Center uma performance energética mais eficiente. Confira!


Aposte na virtualização

Não há dúvidas de que a presença de servidores robustos é crucial para um Data Center apresentar um elevado grau de disponibilidade das informações. Por outro lado, é necessário destacar que esses equipamentos têm um grande consumo energético.

Em outras palavras, quanto mais servidores estiverem em um ambiente maior será o gasto de energia. Nesse sentido, vale a pena investir na virtualização – recurso que possibilita dividir um servidor físico em vários servidores virtuais únicos e isolados por meio de um aplicativo de software. Neste caso o servidor virtual poderá executar seus próprios sistemas operacionais de forma independente.

Com um bom planejamento e acompanhamento dos trabalhos de virtualização, a eficiência energética para Data Center será bem maior. E esse benefício será observado inclusive em curto prazo, caso haja um foco em boas práticas de gestão de infraestrutura de TI.


Aprimore os sistemas de refrigeração

Uma boa gestão do fluxo de ar evita o overcooling e o desperdício de energia. Em virtude disso, priorize o uso de equipamentos mais avançados, com tecnologias modernas que melhoram o consumo energético.

Contar com dispositivos mais eficientes é uma ação primordial para poupar energia em uma Sala Cofre, que se destaca por conter servidores robustos e responsáveis por armazenar e disponibilizar dados importantes das organizações.

Também é possível elevar a eficiência energética com a implementação de outros meios para refrigerar o Data Center, como sistemas de climatização a água, técnicas de evaporação e novas tecnologias que permitem a gestão automática do sistema de refrigeração.


Faça avaliações periódicas do Power Usage Effectiveness (PUE)

O PUE é um indicador essencial para mensurar a eficiência energética. Desenvolvido pelo consórcio de companhias The Green Grid Association, esse índice é muito importante para os gestores analisarem o consumo de energia em um Data Center e adotarem ações que contribuam para reduzir os gastos com eletricidade.

Vale mencionar que o cálculo do PUE envolve a divisão do gasto de energia de todos os equipamentos instalados no Data Center pelo consumo energético dos equipamentos de TI. Para o ambiente alcançar um alto nível de eficiência, o resultado deve ficar próximo de 1,0.


Invista em boas práticas de gestão

Um bom caminho para minimizar os gastos com energia é adotar os sistemas de software para gerenciamento da infraestrutura de Data Center (DCIM). Essa solução permite, de forma automatizada, coletar e interpretar dados relativos ao sistema. Assim, os times de TI têm mais condições de analisar, em tempo real, as informações relativas ao consumo energético e às técnicas de refrigeração.

Com isso, é viável analisar e adotar medidas para aperfeiçoar a temperatura do ar refrigerado no ambiente. Essa prática inegavelmente ajuda a obter uma maior eficiência energética para Data Center e menos riscos para o ambiente.

Se está em busca de otimizar os seus investimentos em infraestrutura de TI, entre em contato conosco agora mesmo. Nossa equipe vai te ajudar a encontrar as melhores soluções para o seu negócio!

134 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page